← Voltar

Como os algoritmos do Google influenciam na sua campanha

Você sabia que existe uma série de fatores que influenciam na ordem de resultados do Google em uma pesquisa? Constantemente, esses processos passam por atualizações, fazendo com que especialistas se desdobrem para entender a melhor estratégia e corresponder às exigências.

Em maio de 2020, o Google anunciou uma mudança importante nos seus algoritmos, que foi sentida rapidamente pelos usuários, a Google May 2020 Core Update.

Neste texto, trouxemos uma explicação sobre a importância dessas alterações, que tanto interferem no modo de produção de páginas na web e nas campanhas de divulgação de marca, além de como você deve se adequar às atualizações.

Logo GIF - Find & Share on GIPHY

Mas o que é um algoritmo?

O site TecMundo define algoritmo como "uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa."

Segundo o próprio Google, os sistemas de classificação da empresa são responsáveis por organizar as páginas para dar os melhores resultados em poucos segundos e garantir que você encontre o que procura.

Esses sistemas de classificação são compostos não por um, mas por uma série de algoritmos. Para fornecer as informações mais úteis, os algoritmos da pesquisa analisam vários fatores, inclusive palavras da consulta, relevância e usabilidade das páginas, conhecimento das fontes, bem como seu local e configurações."

Google Search

Atualizações

O Google já fez grandes atualizações em seus algoritmos, algumas delas chamadas de Panda (2011), Penguin (2012), Hummingbird (2013) e Pigeon (2014).

Anualmente, existem outras pequenas alterações que afetam diretamente as estratégias de conteúdo das inúmeras páginas da web. Apenas em 2018, a empresa fez mais de 3.200 mudanças no sistema.

No dia 4 de maio de 2020, o lançamento de uma atualização foi divulgado. O anúncio foi feito pelo próprio Google, através do Twitter, o que chamou a atenção de especialistas.

Além da Google May 2020 Core Update, um guia com orientações sobre as alterações também foi indicado.

A partir disso, a empresa de software SEMrush apresentou dados de comparação dos setores que mais sentiram as mudanças. Viagem, imobiliária e saúde foram as categorias mais afetadas. Sites de notícias tiveram o menor impacto.

Fonte: dados da SEMrush, tradução por neilpatel.com/br/

O que fazer para se adequar?

A atualização dos algoritmos do Google, de maio de 2020, exige uma atenção especial ao conteúdo apresentado nos sites.

Se ele está desatualizado, com informações de meses ou anos atrás, é importante fazer uma revisão e apresentar novos dados. Caso isso não seja possível, o ideal é excluir o conteúdo antigo, para que você não tenha nenhuma informação errada.

Revisar e atualizar o seu site não significa apenas alterar algumas palavras. É necessário acrescentar ou substituir frases completas e até parágrafos.

Ruining Jim Carrey GIF - Find & Share on GIPHY

Algumas perguntas para fazer a si mesmo na hora de revisar o conteúdo:

  • O título tem um resumo descritivo e útil do conteúdo?
  • O título evita ser sensacionalista?
  • O conteúdo possui informações originais, relatórios, pesquisas ou análises?
  • O conteúdo fornece uma descrição completa ou abrangente do tópico?
  • O conteúdo apresenta análises ou informações interessantes que estão além do óbvio?
  • Esse é o tipo de página que você deseja marcar, compartilhar com um amigo ou recomendar?

Preocupe-se em revisar regularmente o conteúdo e esteja atento às novidades na área do seu negócio. Assim você entrega o melhor e mais atualizado material para o seu público.

Adequando-se a essas dicas, não significa que seu site estará no topo dos resultados de busca do Google. Mas, ele poderá subir algumas posições e ganhar novos visitantes.

O mais importante é entregar o melhor conteúdo ao usuário. Isso certamente é o mais valorizado pelo Google e pelas pessoas.

Work From Home Dancing GIF - Find & Share on GIPHY

Lembre-se de procurar com frequência sobre novas atualizações nos sistemas de busca e aproveite para conferir os números do seu site. Com as informações que apresentamos aqui, será que você precisa mudar sua estratégia?